A época mais esperada do ano para muitos já está aí: as festas de final de ano são a oportunidade para viajar com a família, casa de parentes ou fazer aquele mochilão com os amigos.

Um dos meios de transporte mais utilizados pelos brasileiros para viagens é o carro e no período de festas o fluxo de veículos nas estradas se torna ainda maior. Por isso, a atenção precisa aumentar também.

E engana-se quem pensa que ao falar de segurança no trânsito nos referimos apenas às leis. Os cuidados devem iniciar com antecedência, do planejamento da viagem até a ida à oficina mecânica. Então, se você vai pegar a estrada, veja as nossas dicas e tenha um final de ano tranquilo e seguro.

1 – A primeira coisa a se pensar é nas condições do veículo, parte mecânica, elétrica, e o seguro inclusive. Vá em um profissional e faça uma avaliação de tudo. Verifique luzes, pneus e o cinto de segurança também. Isso pode evitar grandes problemas na beira da estrada.

2 – Fazer um planejamento da viagem é um item essencial para garantir a segurança em sua viagem. É importante marcar horário para sair, considerar os períodos de paradas. Hoje com o auxílio de aplicativos e GPS, está bem mais fácil apurar informações das estradas, tempo de viagem, onde há postos de combustível e até as condições climáticas.

3 – As condições físicas do motorista também devem ser conferidas. Se a viagem for começar de manhã, é importante não dormir tarde e ter uma boa noite de sono. Se for sair à noite, procure descansar umas horinhas antes.

4 – Devido o grande fluxo de veículos, a atenção com a velocidade deve ser redobrada, assim como às demais leis de trânsito. Pode parecer exagero, mas no trânsito, principalmente a 100km/h ou até mais, 1 segundo faz toda diferença.

5 – A gente sabe que o calorão nesta época é grande, mas nada de apelar para a cervejinha gelada. Isso vale tanto para a vontade de matar a sede enquanto dirige, como nas paradas. Dirigir sob efeito de álcool é infração gravíssima e umas das maiores causas de acidentes.

Portanto, basta ser precavido e consciente para que sua viagem de fim de ano seja com diversão e segurança.