Você pode até não gostar de Carnaval, mas também deve estar ansioso pelo feriado que vem pela frente, não é?

Há quem goste de aproveitar pra visitar os parentes, ir pra praia ou até mesmo ficar na cidade e fazer um churrasco com os amigos. Independente dos seus planos, é importante saber que nesse período precisamos ficar mais alertas com alguns fatores:

– Trânsito nas estradas: as imprudências como dirigir embriagado e dormir ao volante causam muitos acidentes, assim com as manobras arriscadas. Por isso, se for pegar a estrada, dirija com responsabilidade.

– Bebida alcoólica: além dos perigos no trânsito, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas leva a comportamentos agressivos e assim, discussões e brigas.

– Crimes e atos de violência: seja num baile, num bloco de rua, na praia, na chácara com amigos, é preciso ficar atento com os furtos e brigas generalizadas. Em lugares com multidão, evite ir com objetos de valor, quantias altas de dinheiro, celulares, já que são chamariz para criminosos. E em caso de briga, procure se afastar, sem alvoroço e procure a polícia.

– Assédio: para muita gente, infelizmente, na festa de carnaval “tudo está liberado”. Com isso, o assédio e abusos nas paqueras acontecem com frequência. Para evitar, procure não ir para lugares afastados, e ao perceber alguma intenção nesse sentido, afaste-se da pessoa e se necessário, comunique a segurança do local ou a polícia. E lembre-se: forçar alguém a te beijar, agarrar à força pode ser considerado agressão e até assédio sexual, crimes passíveis de penas.

O Carnaval é alegria. Não estrague a sua festa e de outras pessoas. Seja consciente e responsável e divirta-se!